A escolha do tamanho do parapente é difícil até para pilotos experientes.
Há muitos fatores a levar em consideração.
Primeiramente, uma asa de 18m^2 para um piloto de 50kg é grande, enquanto para um piloto de 100 kg é pequena.
Tamanhos são relativos, sendo assim, vamos fazer essa análise pela Carga Alar.
A carga alar de uma asa é o quociente entre a área do parapente e o peso de decolagem.
Entendendo a carga alar, vamos mudar a pergunta de qual o tamanho do parapente, para qual a carga alar ideal?
Bom, para cada piloto, para cada propósito, existirá uma carga alar que melhor atende.
Os pontos principais a considerar são, segurança e prazer na pilotagem.
Pilotos mais experientes geralmente preferem asas menores em busca de mais velocidade, e por serem mais dinâmicas nas curvas.
Mas, isso também é relativo, pois há muitos pilotos “mais experientes ainda”, que já passaram por asas pequenas e voltaram atrás buscando voar com mais tranquilidade e poupar o motor e combustível.
Por outro lado, pilotos menos experientes podem se machucar com asas pequenas.
Com uma asa menor o voo será mais rápido, mas, a decolagem e o pouso também serão na mesma proporção.
Escolha da carga alar
Tentei sumarizar tudo isso na tabela a seguir.
Analise bem a tabela e diga por si mesmo, qual a carga alar ideal para você?
Pontos a considerar:
Se você está começado, você é um iniciante,
Não é seguro querer começar como um piloto avançado ou intermediário. Ninguém inicia em algo ser iniciante.
A progressão nos níveis é um processo natura que leva tempo e depende de muitos fatores:
- Tempo de voo
- Frequência de voo
- Idade
- Objetivos
- Habilidades
Muitos pilotos voam a anos e nunca serão avançados, mas, todos os pilotos avançados já foram iniciantes, isso é fato.
Quanto à progressão nos níveis, alguns demoram mais outros menos , mas, é um processo longo.
Sendo assim, mesmo você goste de velocidade, tenha um ótimo condicionamento físico e etc. Ainda assim, você é um iniciante e portanto, é prudente escolher o tamanho de acordo com o seu nível.
Vamos ver o que mais influência.
Efeito de grupo
A verdade é que muitos pilotos não sabem o que querem, mas, o fato é que não querem ficar para trás.
Portanto, se o grupo é lento, alguns se contentarão com asas lentas, mas, se o grupo é rápido, a tendência é quere ser rápido.
Isso faz sentido até certo ponto, porém, não é inteligente ir na onda do grupo e ignorar suas limitações e prioridades.
Em outras palavras, de nada adianta ser “rapidão” e ficar no chão por não conseguir decolar com uma asa pequena.
“Já vi muito isso!”
Quais são as suas prioridades?
Se você prioriza facilidade no pouso e na decolagem, então, ficará feliz com uma carga alar inferior a 5kg/m^2.
Mas, se você já é um piloto intermediário e a sua prioridade é velocidade, uma carga alar acima de 6kg/m^2 atenderá seu propósito.
Mas tome cuidado pois, a escolha errada poderá lhe custar caro.
Em um dia sem vento se você não tiver condicionamento físico para correr, uma asa pequena vai te deixar no chão.
Além disso, se você não tiver habilidade suficiente para decolar e pousar com velocidade, poderá quebrar uma hélice, torcer um pé ou sofrer algo mais grave.
Asas pequenas exigem mais rotação do motor, portanto, isso também pode custar um desgaste prematuro.
Bom, velocidade não tem a ver apenas com o tamanho do parapente.
Modelos diferentes do mesmo tamanho podem apresentar velocidades diferentes, mas, uma coisa é regra, para o mesmo modelo, quanto maior a carga alar maior a velocidade.
O consumo do motor
Quanto maior a asa, menor o consumo.
Essa afirmação é meia verdade, pois, o consumo por tempo segue essa regra.
Mas, o consumo por distância percorrida, dependendo o caso poderá ser menor com uma asa menor (mais rápida).
O motor
Bom, se você pesa 100 kg e voa de TOP 80 com certeza uma asa pequena não é uma opção para você.
Asas grandes exigem pouca potência do motor, enquanto asas menores exigem motores mais fortes.
Qual o tipo de voo você faz?
O tamanho do parapente também tem uma relação com o tipo de voo que você faz.
Se você só faz voos curtos em volta de da sua decolagem, não precisa de velocidade, faz muito mais sentido pegar uma asa maior, gastar menos combustível e ficar mais tempo no ar.
Agora, se você não se importa muito com combustível, seu objetivo é voar longe e chegar em algum lugar talvez uma asa menor compense.
Ainda falando sobre o tipo de voo, mesmo que você não goste de voar longe, mas, seu lance é ser radical, asas menores poderão te dar uma experiência melhor.
Nível de piloto
Bom, o nível é um dos fatores mais importantes, mesmo que você seja um piloto que tem um perfil radical, não adianta abusar se você não tem experiência.
O nível tem a ver com muitas coisas, não só com o tempo que você está no esporte, mas também com a frequência de voo e desenvolvimento de cada um.
Para pilotos iniciantes é bem melhor ter uma asa grande, em que sua carga alar fique abaixo de 5km/m^2.
Pilotos intermediários vão muito bem com carga alar entre 5 a 6kg/m^2
Já pilotos avançados se dão bem com qualquer tamanho de asa, mas, geralmente usam carga alar entre 6 à 7 kg/m^2
Histórico de vento no local onde você voa
O fator vento é muito importante,
Na maioria das regiões há dias em que o vento é fraco e há dias em que o vento é forte.
Porém, em alguns lugares há a predominância de uma característica específica do vento.
Se você mora em um lugar que venta muito, uma asa grande será um problema, pois, poderá te arrastar na hora de inflar.
Por outro lado, se você mora em uma região de pouco vento, você pode se dar o luxo de escolher.
No entanto, lembre-se que com uma asa pequena você terá que correr mais para decolar.
Altitude
A altitude também é um fator relevante.
A nível do mar a densidade do ar é maior, portanto, a sustentação e maior.
Com mais sustentação é mais fácil decolar.
Dessa forma, um piloto que decola bem com carga alar de 6kg/m^2 no litoral, poderá sentir dificuldade em decolar a 900m, por exemplo.
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Olá, gostei muito das informações. Só fiquei com uma dúvida: para o cálculo da carga alar deve-se considerar a área real da asa ou a área dela quando projetada (geralmente a área é menor). Por exemplo, uma asa SOL Flexus tamanho S possui área real de 22,86m2 mas área projetada de 19,88m2. Obrigado.
Bom, em uma análise mecânica, aerodinâmica, enfim… Quem gera sustentação é a área projetada, no entanto, na elaboração dessa planilha foi considerada a área Real, obviamente é uma aproximação.
Sabemos que modelos diferentes de parapentes, com a mesma área, apresentarão comportamentos diferentes, mas, no geral parapentes para o mesmo propósito, são bem parecidos.
Se você for sincero consigo mesmo, pode usar essa planilha com base na área real que irá escolher um tamanho que te atenderá muito bem, independente da marca.
Mas, essa planilha serve apenas como apoio para que você possa fazer uma escolha fundamentada, após definir uma carga alar ideal, verifique se seu peso de decolagem ficará dentro da faixa recomendada pelo fabricante.
Grande Instrutor e Amigo Alan!
Excelente material.
Vai ajudar muito novos Pilotos e até alguns Intermediários.
Abraço